The Switch Drag Race é um reality show Chileno, que vai ao ar no Mega como uma versão local do show americano RuPaul's Drag Race. O objetivo da série é encontrar o melhor "transformista" ou drag do Chile. Similarmente ao seu homólogo americano, The Switch requer que seus competidores cantem ao vivo, façam dublagem, dancem e façam imitações em performances.
Apresentado por Karla Constant, a primeira temporada do The Switch, com o subtítulo El Arte de Transformismo, estreou em 8 de outubro de 2015 e terminou em 17 de janeiro de 2016, quando Luz Violeta do Chile foi coroado o vencedor.. Depois de mais de um ano em hiato, o The Switch retornou ao Mega para uma segunda temporada, com o subtítulo Desafío Mundial, no domingo, 25 de março de 2018.
A 1ª Temporada do The Switch consistiu de dezessete participantes, geralmente divididos em dois grupos, que foram desafiados a demonstrar sua capacidade de realizar maquiagens, personificar personagens femininos, dançar, fazer dublagem e cantar ao vivo no palco. Junto com a demonstração de suas habilidades, The Switch mostra a história de vida de cada concorrente, dando detalhes de suas experiências pessoais para os telespectadores chilenos.
A 2ª Temporada consiste em seis competidores que retornaram da temporada anterior, além de sete novos competidores de fora do Chile. Os participantes foram divididos em dois grupos; um grupo consistindo dos competidores que retornaram e o outro grupo formado por seus adversários de todo o mundo.
Ja existem episódios liberados no país através de sites, porém só encontramos a segunda temporada ainda em espanhol, que conta com a participação de um brasileiro e de dois ex Rupaul's.
https://fuzzconews.blogspot.com/2018/03/the-switch-drag-race-temporada-2.html